GALILEU GALILEI

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo, que teve um papel muito importante na 'revolução científica'.

Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relôgio do pêndulo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

Pêndulo

Em 1600, Giordano Bruno foi condenado à fogueira, pois acreditava que a terra movia em torno de si e em torno do Sol. Galileu só não teve o mesmo destino, pois abandonou esta hipótese.
Foi muito difícil para que comprovassem a hipótese de que a terra gira em torno de si e do Sol, pois a rotação da terra é muito lenta(0,0007 rotações por minuto), mas em 1851 o astrônomo francês Jean Bernard Leon Foucault fez a simples experiência capaz de demonstrar a rotação da terra, com uma corda de 67 metros, presa no teto do Panteon de Paris, ele suspendeu uma esfera de ferro de 28 kg e imprimiu-lhe um movimento pendular. Depois de um tempo, o plano do pêndulo passou a mostrar uma rotação no sentido horário. Este movimento foi facilmente explicado a partir da suposição de que a terra gira em torno de seu eixo.

Um comentário: