GALILEU GALILEI

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo, que teve um papel muito importante na 'revolução científica'.

Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relôgio do pêndulo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

Igreja Católica x Galileu Galilei

À época, o modelo astronômico mais aceito e proclamado pela Igreja era o de Ptolomeu, que afirmava que a Terra era o centro do universo e os astros a orbitavam. Alguns anos antes, porém, Nicolau Copérnico propõe a teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra, na verdade, gira à volta do Sol, e não o contrário. As experiências de Galileu levam-no a corroborar a tese de Copernico, e Galileu passa a defendê-la.

Galileu escreve um livro como uma espécie de teatro onde aparece três personagens, o primeiro acha que Terra gira ao redor do Sol (teoria heliocêntrica), o segundo que o Sol gira ao redor da Terra (teoria geocêntrica, o terceiro seria neutro. Infelizmente, o ponto principal - que as marés provocam que a Terra se move - está errado. As marés são causadas pela gravidade do Sol e da Lua, mas a lei da gravidade ainda não havia sido descoberta. A melhor evidência que o livro dá para o movimento da Terra é que os planetas mudam de tamanho no céu - o que não aconteceria se eles girassem em torno da Terra. o livro apresenta tambem a primeira teoria da relatividade: Galileu mostra que os objetos no porão de um navio não são afetados pelo movimento regular do navio. o livro foi ótimo pra história da ciêcia, porém trouxe algumas consequências em si: o livro foi proibido e Galileu intimado a ir a Roma, para ser julgado pela terrível Inquisição. Em 1633 ja tinha 63 anos (nessa época as pessoas nem chegavam nessa idade). Tortura e morte era o que os inquisidores ansiavam por lhe impor. Por ter amigos influentes ele conseguiu a prisão domiciliar, assim podia ver as filhas e recever algumas visitas. Assim viveu até 1642, ano de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário