GALILEU GALILEI

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo, que teve um papel muito importante na 'revolução científica'.

Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relôgio do pêndulo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

Queda dos corpos

O experimento realizado por Galileu na torre de Pisa, tinha como principal objetivo combater a hipótese de Aristóteles, a qual dizia que a velocidade da queda de um corpo era proporcional ao peso do mesmo. Mas para Galileu, o peso não interferia na queda do objeto. Para comprovar sua hipótese, teve a brilhante ideia de jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo da queda. Dizem que foram usadas bolas, uma de 10 gramas e outra de 1 grama e ambas chegaram ao mesmo tempo. Se não fosse a resistência do ar e outros fatores, poderíamos observar isso facilmente.

6 comentários: