GALILEU GALILEI

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo, que teve um papel muito importante na 'revolução científica'.

Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relôgio do pêndulo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

O começo de tudo

Galileu Galilei era filho de Vincenzio, um músico e cientista amador. Seu pai custumava criticar de vez em quando as ideias de Aristóteles e adorava uma boa discussão. Assim, Galileu herdou de seu pai a paixão pela ciência e pela polêmica. Vincenzio queria que seu filho fosse médico, mas Galileu não tinha a menor vocação para ser doutor e gostava mesmo era de escapar para empolgantes aulas de matemática. Incentivado por seu professor, trocou a medicina pelos números. Por causa disso, acabou arranjando brigas com seu pai.
Galieu achava que todas as explicações, até de Aristóteles, tinham que ser testadas pela observação e pela experiência, e era o que ele fazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário