GALILEU GALILEI

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo, que teve um papel muito importante na 'revolução científica'.

Viveu a maior parte de sua vida em Pisa e em Florença.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vênus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuição de Galileu foi para o método científico, pois a ciência assentava numa metodologia aristotélica.

O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relôgio do pêndulo.



quarta-feira, 31 de março de 2010

Pêndulo

Em 1600, Giordano Bruno foi condenado à fogueira, pois acreditava que a terra movia em torno de si e em torno do Sol. Galileu só não teve o mesmo destino, pois abandonou esta hipótese.
Foi muito difícil para que comprovassem a hipótese de que a terra gira em torno de si e do Sol, pois a rotação da terra é muito lenta(0,0007 rotações por minuto), mas em 1851 o astrônomo francês Jean Bernard Leon Foucault fez a simples experiência capaz de demonstrar a rotação da terra, com uma corda de 67 metros, presa no teto do Panteon de Paris, ele suspendeu uma esfera de ferro de 28 kg e imprimiu-lhe um movimento pendular. Depois de um tempo, o plano do pêndulo passou a mostrar uma rotação no sentido horário. Este movimento foi facilmente explicado a partir da suposição de que a terra gira em torno de seu eixo.

Um resumo da vida de Galileu Galilei

http://www.youtube.com/watch?v=HAaRWDcSIaI

(Assista!)

Queda dos corpos

O experimento realizado por Galileu na torre de Pisa, tinha como principal objetivo combater a hipótese de Aristóteles, a qual dizia que a velocidade da queda de um corpo era proporcional ao peso do mesmo. Mas para Galileu, o peso não interferia na queda do objeto. Para comprovar sua hipótese, teve a brilhante ideia de jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo da queda. Dizem que foram usadas bolas, uma de 10 gramas e outra de 1 grama e ambas chegaram ao mesmo tempo. Se não fosse a resistência do ar e outros fatores, poderíamos observar isso facilmente.

Galileu e seu telescópio

Igreja Católica x Galileu Galilei

À época, o modelo astronômico mais aceito e proclamado pela Igreja era o de Ptolomeu, que afirmava que a Terra era o centro do universo e os astros a orbitavam. Alguns anos antes, porém, Nicolau Copérnico propõe a teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra, na verdade, gira à volta do Sol, e não o contrário. As experiências de Galileu levam-no a corroborar a tese de Copernico, e Galileu passa a defendê-la.

Galileu escreve um livro como uma espécie de teatro onde aparece três personagens, o primeiro acha que Terra gira ao redor do Sol (teoria heliocêntrica), o segundo que o Sol gira ao redor da Terra (teoria geocêntrica, o terceiro seria neutro. Infelizmente, o ponto principal - que as marés provocam que a Terra se move - está errado. As marés são causadas pela gravidade do Sol e da Lua, mas a lei da gravidade ainda não havia sido descoberta. A melhor evidência que o livro dá para o movimento da Terra é que os planetas mudam de tamanho no céu - o que não aconteceria se eles girassem em torno da Terra. o livro apresenta tambem a primeira teoria da relatividade: Galileu mostra que os objetos no porão de um navio não são afetados pelo movimento regular do navio. o livro foi ótimo pra história da ciêcia, porém trouxe algumas consequências em si: o livro foi proibido e Galileu intimado a ir a Roma, para ser julgado pela terrível Inquisição. Em 1633 ja tinha 63 anos (nessa época as pessoas nem chegavam nessa idade). Tortura e morte era o que os inquisidores ansiavam por lhe impor. Por ter amigos influentes ele conseguiu a prisão domiciliar, assim podia ver as filhas e recever algumas visitas. Assim viveu até 1642, ano de sua morte.

O mensageiro das estrelas

Galileu Galilei foi o primeiro astrônomo da história a usar outra coisa além de seus próprios olhos, abrindo as portas para a observação de objetos no espaço que, se não fosse pelo seu telescópio, teriam continuado escondidos da humanidade, até que outra pessoa tivesse a mesma grande ideia. Se já não bastasse tanta polêmica, Galileu escreveu e publicou rapidamente um livro chamado "O mensageiro das estrelas", que causou a maior sensação. Com seu livro, mandou para alguns astrônomos, entre eles Kepler, uma mensagem sobre essa sua sensacional descoberta de que certas partes de Saturno se pareciam com orelhas, só que sob a forma de um anagrama de "Notei que o planeta mais alto do céu tem três corpos".
Obviamente nenhum astrônomo conseguiu decifrar a mensagem.
Mas essas descobertas todas lhe deram a certeza de que Aristóteles e sua teoria de que tudo no Universo girava ao redor da Terra estavam enganados. Para inicio de conversa, ele podia ver que as luas de Júpiter não orbitavam nosso planeta e que a forma de Vênus só fazia sentido se ela girasse em torno do Sol.

Galileanas


Luas de Galileu, ou galileanas, é o nome usado para designar o conjunto dos satélites naturais de Júpiter descobertos por Galileu Galilei: Europa, Ganímedes (ou Ganimedes), Io e Calisto.São também os maiores satélites naturais de Júpiter, com uma complexidade geológica que muito tem motivado os planetólogos.

Os nomes das quatro luas, são derivados de quatro paixões de Júpiter (ou Zeus) na mitologia Romana e Grega. Estes nomes foram dados por Simon Marius, que reivindicava a descoberta das luas.

Em condições favoráveis, quando a posição da Terra e de Júpiter permitem que ele tenha sua face iluminada voltada para nosso planeta, é possível visualizar esses quatro satélites com um telescópio caseiro, ou até mesmo com um bom binóculo.

O começo de tudo

Galileu Galilei era filho de Vincenzio, um músico e cientista amador. Seu pai custumava criticar de vez em quando as ideias de Aristóteles e adorava uma boa discussão. Assim, Galileu herdou de seu pai a paixão pela ciência e pela polêmica. Vincenzio queria que seu filho fosse médico, mas Galileu não tinha a menor vocação para ser doutor e gostava mesmo era de escapar para empolgantes aulas de matemática. Incentivado por seu professor, trocou a medicina pelos números. Por causa disso, acabou arranjando brigas com seu pai.
Galieu achava que todas as explicações, até de Aristóteles, tinham que ser testadas pela observação e pela experiência, e era o que ele fazia.